15 Benefícios do Pilates que você precisa conhecer!

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O Pilates é uma atividade física que vem ganhando muitos adeptos ao longo dos anos.

Surgido e desenvolvido pelo enfermeiro Joseph Pilates no início do século passado, esse método foi sendo aprimorado com o tempo, e consiste, basicamente, em observar um aluno e as suas necessidades, e, assim, indicar quais os exercícios mais adequados pra ele.

O Pilates antes era chamado de “Crontologia”, que significa exatamente integrar corpo e mente.

Não é à toa que a sua origem vem das teorias orientais, que pregam justamente isso: união de corpo e de mente para um organismo mais saudável.

Por exemplo, o controle da respiração e a concentração na hora dos exercícios são oriundos da yoga e da medicina tradicional chinesa.

Existem 6 princípios básicos do Pilates, que são:

  • Concentração (para garantir a eficácia dos exercícios);
  • Controle (para aprimorar a coordenação motora);
  • Precisão (controle do equilíbrio);
  • Centro (estabilização corporal);
  • Respiração (que precisa estar sincronizada com o exercício);
  • Fluidez (é o que dá leveza ao exercício).

Dentro desses princípios, há diversos benefícios do Pilates. A seguir, listei alguns deles.

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Benefícios do Pilates

1. Aumento da resistência física

Uma das vantagens desse método, é que ele trabalha toda a musculatura do corpo, inclusive, aquelas partes que não são trabalhadas no nosso dia a dia.

Com o fortalecimento físico que o Pilates proporciona você não somente tonifica a sua musculatura, como também aumenta a flexibilidade dos seus movimentos.

2. Correção da postura

É muito comum termos problemas de postura, em especial, devido às atividades no trabalho, onde ficamos debruçados muito tempo na frente de um computado com uma postura inadequada.

E, por estar sempre numa posição irregular, a coluna vai acumulando problema que podem se tornar graves no futuro.

Como o Pilates promove exercícios que de reabilitação nessas áreas, ele acaba “moldando” o nosso corpo para uma postura correta.

Exercícios de alongamento e flexibilidade completam o “pacote” para aliviar a sua coluna.

3. Sem muito atrito nas articulações

Quando ocorre muito atrito nas articulações, o líquido que as lubrifica acaba sendo produzido com menos frequência.

Resultado: artrite reumatóide e osteoartrites.

É justamente aí que o Pilates ajuda, pois, por conter vários exercícios progressivos que não impactam na musculatura, o atrito nas articulações diminui.

4. Melhora na respiração

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Respiração correta e exercícios bem feitos precisam andar juntos, e o Pilates ajuda nesse aspecto.

Suas atividades promovem um controle maior da musculatura, além de uma estabilidade maior da nossa coluna (ambos os fatores essenciais para uma boa respiração).

E, por fim, isso favorece o fortalecimento do sistema imunológico, o que causa uma sensação de bem-estar muito importante para as nossas atividades cotidianas.

5. Combate ao estresse

O estresse é um dos grandes vilões da atualidade, certo? Inevitavelmente, haverá momentos em que vocês se sentirá pressionado, seja no trabalho ou em família.

Por promover uma harmonia entre corpo e mente, o Pilates ajuda bastante no equilíbrio de nosso sistema nervoso.

Pelo fato do método necessitar de concentração, isso influi diretamente na questão da ansiedade.

6. Ajuda na disposição e no desempenho sexual

A prática do Pilates libera uma substância chamada de endorfina.

É ela que dá a sensação de bem-estar e de prazer.

Como essas atividades também trabalham a região pélvica do nosso corpo, isso proporciona tanto uma maior flexibilidade de movimentos, como aumenta a disposição e o desempenho sexual.

7. Facilita no controle do peso

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Esse benefício é até um tanto lógico, visto que o Pilates é, na prática, uma bateria de exercícios.

E, isso, com certeza, ajuda a queimar calorias através dos movimentos.

Lembrando, obviamente, que somente o Pilates não resolverá essa questão, que precisa ser combatida também através de uma reeducação alimentar.

8. Reabilitação do corpo

Um dos principais motivos pela procura do Pilates é a reabilitação do corpo devido a algum trauma.

Por fortalecer a musculatura, esse é um método que facilita muito quem precisa se recuperar de alguma área fragilizada do corpo por qualquer motivo que seja.

9. Um sono mais tranquilo

Por liberarem endorfinas, os exercícios do Pilates proporcionam uma sensação de bem-estar, o que relaxa tanto o corpo, quanto a mente, e, assim, você se sente mais sossegado para ter uma ótima noite de sono.

O fato desse método trabalhar com a respiração também facilita para combater questões como ansiedade e estresse, inimigos clássicos de um bom sono.

10. Auxilia contra a hipertensão

Por ser um método que trabalho o sistema respiratório e na melhora da circulação sanguínea, o Pilates é excelente para quem é hipertenso.

Com a respiração sendo feita de maneira equilibrada, a corrente sanguínea funcionando bem devido à movimentação dos membros superiores e inferiores, e até mesmo o combate ao estresse, fazer Pilates para quem tem hipertensão é quase que obrigatório.

11. Melhora o desempenho de uma corrida

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Por mais que alguns não percebam, correr é uma atividade que exige técnica, caso contrário, você estará sujeito a lesões, por exemplo.

Como o Pilates ajuda na reeducação da respiração e na concentração de qualquer atividade, ele faz com que você tenha uma maior consciência do seu corpo, correndo de maneira correta, com postura e respiração adequadas.

12. Prevenção de fraturas osteoporóticas

A perda de massa óssea é fato consumado com o passar da idade.

Mas, nem por isso, você precisa ficar sujeito a problemas desse tipo, até mesmo de fraturas.

Por aumentar a força muscular e melhorar a coordenação motora, o Pilates é ótimo aliado contra a osteoporose.

13. Auxilia para um parto saudável

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Fortalecimento muscular, como o alongamento, além de uma respiração coordenada são fatores essenciais para que uma gestante tenha um parto minimamente bem feito.

E, o Pilates ajuda em ambas as circunstâncias, com exercícios que precisam, nesse caso, ser mais voltados para costas e quadril.

14. Ajuda no sedentarismo das crianças atualmente

É fato que muitas crianças de hoje não fazem atividades físicas como antigamente, do tipo jogar bola ou empinar pipa.

Chega ao ponto de muitas serem sedentárias, e, claro, existe a tão temida epidemia da obesidade, que está atingindo bastante os pequenos.

E, por isso, o Pilates é uma ótima alternativa, além de fortalecer músculos e ossos (que, nessa faze, ainda estão em formação).

15. Auxilia portadores do Mal de Parkinson

O grande objetivo aqui é reduzir as alterações motoras, facilitando a independência de quem possui essa enfermidade, melhorando, assim, a qualidade de vida delas.

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