Comece agora a sua reeducação alimentar!

reeducacao alimentar - Comece agora a sua reeducação alimentar!

Quando o assunto é emagrecer, muitos procuram a maneira mais fácil para se conseguir isso. Daí que alguns apelam para dietas mirabolantes, então, surgem aqueles inevitáveis problemas, incluindo o ganho de peso, às vezes, maior do que se tinha antes.

Porém, existe um método, que, mesmo mais demorado e que demanda certos “sacrifícios”, tem, sem dúvida, uma enorme eficácia: a reeducação alimentar.

É certo, porém, que grande parte das pessoas tem uma grande dificuldade de readaptar o seu organismo para que ele se acostume com certos tipos de alimentos.

Isso porque mudar hábitos, muitas vezes, de anos (ou décadas) exige muita força de vontade, que, convenhamos, não é fácil.

No entanto, com um pouco de planejamento, e começando uma reeducação alimentar lenta, gradual e permanente, chegará um momento em que você já estará se alimentando bem melhor e não somente perdendo peso, mas, ganhando saúde.

Pra lhe ajudar nessa tarefa, vou mostrar um pequeno passo a passo de como proceder em relação a esses novos hábitos.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMER BEM, EMAGRECER E NÃO ENGORDAR!
Aprenda o que fazer e comer para reduzir medidas, atingir o seu peso ideal, acelerar o seu metabolismo e manter um organismo limpo longe de infecções, retenção e inchaços em poucas semanas! Saiba mais!

reeducacao alimentar 1 - Comece agora a sua reeducação alimentar!

Sim, é verdade, um alimento tão simples, mas, que precisa fazer parte do nosso dia a dia, de qualquer jeito.

A importância da água vai além da hidratação do corpo; ela não possui calorias, e ainda por cima retira com facilidade as toxinas do organismo.

O recomendável é a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia, mas, caso você tenha dificuldade em beber essa quantidade de água, experimente colocar um pedaço pequeno de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada, e ir bebendo ela aos poucos.

  • Consuma mais proteínas

Aqui é uma questão de estratégia, mesmo. Ao invés de eliminar alimentos de seu cardápio (o que seria mais lógico numa reeducação alimentar), que tal adicionar alimentos com bastantes proteínas?

O benefício disso é simples: mais proteínas em seu organismo irão aumentar o seu metabolismo, e diminuir o apetite.

Só pra lembrar: algumas fontes ricas em proteínas são carnes, peixes, mariscos, ovos e produtos lácteos gordos.

  • Troque óleos de baixa qualidade por gorduras saudáveis

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Os famosos óleos vendidos aos montes em supermercados podem até deixar a comida mais saborosa para alguns, mas, já é sabido o mal que eles fazem à nossa saúde, desde o acúmulo de ômega 6 em nosso organismo, até complicações gastrointestinais.

As gorduras que fazem bem (saturadas e monoinsaturadas), por sua fez, estimulam a produção de hormônios que nos mantém saudáveis.

Portanto, dê preferência ao cozimento ou fritura de alimentos à base de manteiga de animais alimentados a pasto, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, entre outros tipos de gorduras saudáveis.

  • Tente tirar, aos poucos, bebidas açucaradas e sucos das refeições

Se o açúcar sólido já faz muito mal, ele em forma líquida é muito pior, acredite.

Isso porque está sendo comprovado que o cérebro não “lê” as calorias líquidas da mesma maneira que as sólidas, o que quer dizer que você pode tomar litros e litros de açúcar em sucos e refrigerantes, e, mesmo assim, ainda não se sentir saciado.

É bom lembrar também que as bebidas açucaradas são umas das maiores vilãs da obesidade, principalmente, entre crianças.

Os sucos de frutas também são nocivos nesse sentido, e se, puder, devem ser evitados.

Alternativas? Água, chá (chá verde, chá de hibisco e chá de gengibre) e café sem açúcar.

  • Faça um tipo de exercício que você aprecia

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Qualquer tipo de atividade física faz muito bem à saúde tanto física, quanto mental, além de ajudar a prevenir muitas doenças.

E, sim, elas também ajudam na sua reeducação alimentar.

Como? Muito simples? Além da questão estética (pois, eles moldam o corpo através da queima de calorias e do crescimento da massa muscular), os exercícios também estimulam a mente, aumentam a disposição e o bem-estar e ajuda a evitar a depressão.

Por terem um impacto tão grande em nosso lado psicológico, as atividades físicas estimulam a nos esforçarmos em uma alimentação saudável, por exemplo, ajudando, assim, numa reeducação alimentar mais prazerosa.

Só não se exceda, e comece devagar (tipo, com uma caminhada).

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  • Alimente-se de 3 em 3 horas

Manter o hábito de comer de 3 em 3 horas não só ajuda a manter o seu nível de glicose estável, como também faz você sentir menos fome.

Consuma pouca quantidade nas refeições, pois, assim, você poderá regular melhor esses horários.

O ideal é que as refeições sejam divididas em café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

  • Sem estresse e com boas noites de sono

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Mesmo que muitos possam pensar o contrário, a falta de sono afeta bastante no aumento de peso e na obesidade.

Dicas para dormir bem? Repouse num quarto pouco iluminado, evite cafeína ao longo do dia e mantenha uma rotina sem grandes atropelos, onde, por exemplo, você precisa “levar o trabalho” para casa.

Outro fator que contribui para o aumento de peso, além de favorecer o surgimento de doenças cardiovasculares, é o estresse, esse grande inimigo dos tempos modernos.

Obviamente, é difícil se livrar completamente do estresse, mas, se possível, tente fazer atividades relaxantes, como meditação ou yoga, por exemplo.

  • Nada de alimentos processados

Se você chegou até aqui com essas dicas, que tal ir eliminando, aos poucos, esse tipo de alimento?

Além dos processados, aproveite e vá eliminando também açúcares, bolos, etc.  Invista, portanto, em qualidade, comprando, por exemplo, vegetais biológicos.

  • Reeducando o paladar

A princípio muitos alimentos saudáveis terão “gosto meio amargo” para você, pelo simples fato do seu paladar estar bastante acostumado com alimentos industrializados.

Isso é perfeitamente normal. Portanto, “molde” o seu paladar aos poucos para que você passe a sentir o sabor e a gostar de alimentos que farão bem à sua saúde.

Faça misturas para ir se acostumando com algumas comidas. Tipo: se não gosta de certos legumes, cozinhe eles com uma folhinha de louro.

Se não suporta muito as sopas, adicione um dente de alho esmagado. E, por aí vai.

Aos poucos, você vai condicionar o seu paladar, e, no final, estará só comendo coisas saudáveis.

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