Como ser fitness durante o carnaval

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Sempre quando certas festividades chegam, a preocupação com a balança, a forma física, a saúde e a vida fitness aumentam, devido ao excesso de comida que se ingere nesses períodos (Natal e Páscoa são bons exemplos).

Mas, quando se trata do Carnaval, outras tantas dúvidas, além do excesso na alimentação, passam pela cabeça daqueles que vivem fazendo dietas e atividades físicas, como, por exemplo:

“Será que o consumo de bebida alcoólica vai prejudicar a minha dieta”?

“Será que eu posso substituir os meus treinos indo queimar calorias nos blocos de rua”?

Enfim, essas e outras indagações perpassam pela pergunta principal, que é “Tem como ser fitness durante o Carnaval”?

Sim, com certeza, dá, e não é nada de outro mundo conseguir isso.

E, agora, vou dar algumas dicas para você permanecer em forma antes, durante e depois do Carnaval; sem arrependimentos antes, durante, ou depois dos festejos.

Antes de cair na folia

Não há problema nenhum em você querer fazer o seu treino habitual antes do Carnaval chegar, afinal isso é até comum.

No entanto, às vésperas da festividade, a ordem é não exagerar.

Vai fazer uma musculação ou uma corrida? Tudo bem, contanto que seja de leve.

E, claro, não se esqueça de fazer uma boa alimentação, de preferência, com fontes ricas em carboidratos complexos, como batata doce, mandioca e massa integral.

É o tipo de comida que revigora e dá energia para os dias de folia que virão.

Alimentação durante o carnaval

Para aqueles que iram viajar, a alimentação é uma das maiores preocupações.

“Como continuar com a minha alimentação fitness durante a viagem”?

Pensando nisso eu trouxe um livro com 501 Receitas Fitness, que você consegue preparar de forma rápida e fácil. Assim você não vai precisar se preocupar com a sua alimentação durante esse período.

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Faça do bloco de carnaval uma autêntica academia

fitness carnaval 1 - Como ser fitness durante o carnaval

Não se reprima, pois, no meio da folia, se mexer é obrigatório. Portanto, faça da sua festa um motivo para manter a energia do seu corpo.

E, isso pode ser feito de maneira muito simples: enquanto estiver num bloco, e a música estiver tocando, você pode fazer movimentos com os braços como se estivesse em um treino (tipo uma zumba, por exemplo).

E, não se engane, pois, esse método funciona muito. Uma hora brincando na folia pode fazer perder nada menos do que 600 calorias, além de trabalhar bem o coração, dando uma boa dose de energia a ele.

Como ficam os sedentários?

Caso você não tenha prática de realizar exercícios físicos, também pode se preparar bem antes de sair para a folia. Porém, a preferência será para exercícios aeróbicos, como esteira, bike e caminhadas.

Treinos nas partes musculares também são permitidos, contanto que sejam séries de 12 a 15 repetições.

Essas repetições ajudarão a condicionar o músculo e fazer com que você aguente o ritmo da folia do começo ao fim.

E, quando estiver de ressaca, como fica?

fitness carnaval 2 - Como ser fitness durante o carnaval

Sim, ninguém está alheio aos efeitos de uma bebedeira um pouco mais pesada, ficando aqueles incômodos enjoos, além de uma enorme indisposição.

E, quanto mais jovem, mais os efeitos de uma ressaca se mostram mais fortes.

E, o que fazer diante de uma situação assim? Primeiro, hidrate-se bem, com água, água de coco ou sucos.

Quanto às atividades físicas, para não deixar o seu corpo extremamente fadigado, o ideal é fazer qualquer exercício respeitando um repouso que precisa ser entre 12 e 20 horas.

Caso você não descanse, pelo menos, 12 horas após beber, ou começar a ficar de ressaca, isso irá comprometer o seu vigor físico e a sua coordenação motora.

Devido ao álcool atuar como relaxante, ele vai interferir na força muscular e no sincronismo dos seus movimentos.

Isso sem contar o fato de que se exercitar nessas circunstâncias aumentará o risco de desidratação.

Cuidados extras

fitness carnaval 3 - Como ser fitness durante o carnaval

Seja você sedentário ou não, o ideal é, durante os dias de Carnaval, fazer alongamento dos membros inferiores e superiores, além de caminhadas leves.

Obviamente, que isso tem que ser aliado a alguns procedimentos, como bons períodos de repouso.

Uma ótima recomendação é levar frutas e barras de cereais numa mochila, e ir comendo aos poucos, no decorrer do dia, em meio à folia, mesmo.

Claro, não se esqueça de uma boa alimentação antes de sair, e depois de voltar, com refeições leves e ricas em fibras e frutas. Se possível, evite condimentos e gorduras.

Ainda nesse aspecto, hidrate-se o máximo que puder, pois, é preciso também aguentar o calor que, na maior das cidades, nesse período, é grande.

Pós-Carnaval

Bem, o Carnaval já passou você tomou todos os cuidados necessários, e agora, vai voltar com tudo para os seus treinos, certo? Errado!

Para voltar com os seus exercícios habituais, recomece com cargas mais leves nos aparelhos, e com um tempo reduzido nos treinos aeróbicos.

Recomeçar com carga máxima pode fazer você ter uma distensão muscular, ou algo pior.

Portanto, vá com calma, e recupere o vigor aos poucos.

Viu como é simples? Dá pra ser fitness tranquilamente durante os festejos de momo sem precisar passar por grandes sacrifícios.

Portanto, prepare-se bem, caia na folia, divirta-se, mas, sem exageros, e tenha um excelente Carnaval com bastante saúde.

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