Exercícios para emagrecer: Faça em casa!

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Hoje resolvi trazer uma sequencia de exercício para emagrecer.

Muitas pessoas querem se exercitar para manter a forma, mas não tem tempo ou não querem frequentar uma academia.

Isso é completamente compreensível, afinal, na correria do mundo moderno as pessoas estão cada vez mais ocupadas e sem tempo de cuidar de si mesmas.

Pensando nisso escolhi quatro exercícios simples, porem eficazes, que te ajudarão a manter a boa forma e o seu peso ideal, no final desse artigo ainda mostro uma serie para ser realizada diariamente.

Veja quais são os exercícios para emagrecer em casa, que qualquer pessoa pode realizar.

Pular corda

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Pular corda é um ótimo aquecimento, além de queimar muitas calorias esse exercício contribui para o fortalecimento dos músculos das pernas e ajuda na coordenação motora, se tornando assim um ótimo exercício para emagrecer.

Existem muitas variações desse exercício, mas as duas mais utilizadas são as seguintes.

  • Variação 1

Nesse método, impulsionamos a corda para frente, realizando o pulo quando a corda chega perto dos dedos dos pés.

  • Variação 2

Esse método é mais difícil, pois aqui impulsionamos a corda para traz, pulando quando ela chega perto dos calcanhares.

Tanto a variação 1 quanto a variação 2 são ótimas para aquecer e já começar a queimar gordura.

Pessoas que não estejam habituadas a pular corda, no início podem ter um pouco de dificuldade, mas com o passar do tempo se torna algo automático.

Polichinelo

Outro ótimo exercício para emagrecer, pois sua execução exige que todo o corpo se movimente.

O grande diferencial desse exercício, é ser possível aumentar e diminuir a intensidade dos movimentos conforme o corpo exige.

Como é possível utilizar todo o potencial de energia do corpo, esse exercício queima gordura rapidamente, apesar de sua simplicidade de execução.

Subir e descer escadas

Ao subir escadas o corpo utiliza uma grande quantidade de energia acumulada, e se o exercício for realizado repetidas vezes, é possível queimar uma grande quantidade de calorias.

Por essa razão, é outro ótimo exercício para emagrecer em casa, mas lembre-se sempre de respeitar seus limites.

Apesar de ser um exercício simples, subir e descer escadas pode afetar as articulações dos pés e dos joelhos, então ele deve ser feito com moderação, evoluindo gradativamente, conforme o corpo ganha condicionamento.

Correr parado ou na esteira

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Todo mundo sabe que correr queima uma grande quantidade de calorias, pois o corpo humano é como uma bateria.

Se você começar a correr, logo a energia corporal começa a diminuir rapidamente, então o organismo busca energia extra, recorrendo às gorduras armazenadas nas células.

Se você não tem espaço ou não quer comprar uma esteira, não se preocupe correr parado também funciona, além de ser possível realizar diversas variações, tais como:

  • Simulação de corrida: Normal

A simulação de corrida normal é realizada com o mesmo movimento de uma corrida na rua.

  • Simulação de corrida: Joelhos na altura da cintura

Nesse tipo de simulação você jogará o joelho na altura da cintura, como se estivesse pulando obstáculos.

Parece ser um movimento fácil de ser realizado, mas você verá que depois de alguns movimentos, sua realização se tornara mais difícil.

  • Simulação de corrida: Calcanhar no bumbum

Nesse método você jogará o calcanhar para traz, quase o encostando no bumbum, como se estivesse simulando uma corrida potente.

Série de treino

Agora que vimos como serão os exercícios para emagrecer no conforto do seu lar, vamos fazer uma pequena série, levando em consideração que muitas pessoas são iniciantes, ela será de nível inicial.

Porém sinta-se à vontade para aumentar a intensidade dos exercícios conforme sua necessidade.

Você fará 40 segundos seguidos de exercício e 10 segundos de descanso, depois passa para o próximo exercício.

Após completar todos os exercícios, descansa 1 minuto e começa a sequência novamente, executando 3 vezes essa sequência.

Sequencia dos exercícios

1. Pular corda

  • Tempo: 40 Segundos

Você pode alternar para a variação 1 ou variação 2, conforme explicado acima, vale ressaltar que a variação 2 traz muitos benefícios para a coordenação motora, apesar de sua dificuldade.

2. Polichinelo

  • Tempo: 40 Segundos

Após os 10 segundos de descanso, você vai realizar mais 40 segundos de polichinelo, lembre-se de manter-se sempre em ritmo acelerado, isso colabora para queima de gordura.

3. Subir e descer escadas

  • Tempo: 40 Segundos

Respeitando também dos 10 segundos de descanso após o ultimo exercício,  você pode utilizar apenas quatro degraus de qualquer escada e deverá subir e descer rapidamente.

 4. Corrida parada

Após o descanso de 10 segundos você vai realizar esse exercício em três partes, confira a seguir:

  • 20 segundos de corrida com o joelho na altura da cintura.
  • 10 segundos de corrida normal, que servirá de descanso.
  • 20 segundos de corrida com o calcanhar no bumbum.

Se você seguir corretamente a série descrita acima, com certeza vai emagrecer sem precisar sair de casa, mas lembre-se que todo exercício deve ser aliado a uma dieta saudável e eficaz para que funcione.

Não esqueça também de respeitar os limites do seu corpo, faça apenas o que ele é capaz de suportar, quando ganhar condicionamento suficiente, ele mesmo vai exigir mais de você.

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