O que é e como funciona o Jejum Intermitente

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Você deve saber que grande parte das dietas existentes prega a teoria de comer a cada três horas e deve ficar confuso ao ouvir falar sobre Jejum Intermitente. 

É quando uma pessoa não come nada por mais tempo. Isso ajuda na perda de peso.

Para praticar o Jejum Intermitente, é preciso ter bastante foco e fazer uma grande reeducação alimentar. Muitas pessoas acham fácil essa pratica, já outros tem dificuldades.

É preciso começar devagar e ir evoluindo conforme seus hábitos alimentares forem se reeducando.

Se você tem costume de seguir a sua alimentação com pouco carboidrato e rica em gordura natural, se torna mais fácil ficar sem comer bastante tempo, caso contrario pode ser um pouco mais difícil, mas o organismo vai se habituar de acordo com que você avançar nesse método.

O Jejum Intermitente deve ser programado, você deve estabelecer o tempo que vai ficar sem comer. Existem vários jeitos de fazer o jejum, ele pode ser feito todos os dias ou 3 vezes por semana ou até mesmo 1 vez na semana. O tempo pode variar em 12 horas, 16 horas, 18 horas e 24 horas de jejum.

Vamos entender melhor sobre O que é e como funciona o jejum intermitente.

O que é Jejum Intermitente?

Essa técnica esta se tornando frequente no mundo fitness e nos sites de dieta é comum falar sobre ela.

Mas, afinal, o que é Jejum Intermitente? De um jeito bem simples, o jejum intermitente é uma técnica em que você come somente quando estiver realmente com muita fome.

Ele se baseia em ter menos refeições diárias e mais balanceadas. Ou seja, ele acaba com aquela sua rotina de preparar diversas marmitas e lanchinhos para o dia, que faz com que você tenha que carregar comida para onde quer que vá.

Você só vai comer quando tiver fome e se programando, deverá comer quando estiver em casa com tempo de preparar algo novo para comer.

Antes de começar o Jejum Intermitente, procure mudar sua alimentação, inclua nela apenas ovos, legumes, verduras e carnes.

Diminua o máximo de carboidrato que conseguir e aumente as gorduras naturais.

Se você passar a comer alimentos sem carboidratos vai notar que esse tipo de comida vai dar mais tempo de saciedade, sem contar que é muito saudável.

Benefícios do Jejum Intermitente:

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O que posso dizer é que o Jejum Intermitente possui inúmeros benefícios, vou mostrar os principais deles:

  • Auxilia no emagrecimento.
  • Acelera o metabolismo.
  • Aumenta a concentração.
  • Diminui a depressão.
  • Diminui a ansiedade.
  • Regula a pressão.
  • Mais saciedade.
  • Aumenta o nível dos hormônios de crescimento.
  • Melhor reparação celular.
  • Diminui a resistência à insulina.
  • Diminui as inflamações.
  • Diminui o colesterol.
  • Previne alguns tipos de câncer.
  • Previne o Alzheimer.
  • Queima gordura e não o musculo.
  • Aumenta a energia.
  • Aumenta a sensação de bem-estar.

O Jejum Intermitente ainda tem muitos outros benefícios.

Como funciona o Jejum Intermitente

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Para que a técnica de Jejum Intermitente realmente funcione é preciso adaptar nossos hábitos alimentares e de vida.

Vamos ver como funciona os tipos de Jejum Intermitente.

Jejum Intermitente de 12 horas:

Na pratica esse é o mais fácil de praticar. Já que algumas pessoas já tiveram ou tem como mania fazer apenas 3 refeições diárias, o jejum de 12 horas acontece de modo natural e comum. Porém, não é muito eficiente na hora de prover benefícios como emagrecer, por exemplo.

Funciona assim: Se você jantar as 20 horas e no outro dia tomar seu café da manhã as 8 horas, já está praticando o jejum intermitente de 12 horas.

Jejum Intermitente de 16 horas:

Nesse jejum, os benefícios fornecidos já são maiores. Esse método de 16 horas é conhecido como 16/8 já que é recomendado se alimentar num tempo dentro de 8 horas.

Funciona assim: Ao levantar, você não toma o café da manhã e vai apenas almoçar ao meio dia e depois fazer uma última refeição diária as 20 horas. Ou seja, das 20 horas até as 12 horas do outro dia, completando as 16 horas de Jejum Intermitente.

Jejum Intermitente de 18 horas:

Esse é o método que traz muito mais benefícios, e baixa muito mais os níveis de insulina.

Já começa a ficar mais complicado praticar o jejum, já que você vai se alimentar, por exemplo as 20 horas e depois apenas no outro dia as 14 horas.

Porém, é o mais indicado dentre os tipos de Jejum Intermitente.

Jejum Intermitente de 24 horas:

O mais difícil de todos os tipos, os benefícios nesse método são completos.  Você jamais deve ficar um dia sem comer. Até porque no jejum de 24 horas, você se alimenta 1 vez ao dia.

Funciona assim: Você pode jantar as 20 horas e depois vai comer somente as 20 horas do outro dia. Ou se preferir, pode almoçar as 12 horas e depois apenas as 12 horas do outro dia.

Para finalizar, vamos ver uma lista de líquidos que podem e devem ser ingeridos, durante as horas de Jejum Intermitente:

  • Chá verde.
  • Chá preto.
  • Chá branco.
  • Café preto.
  • Água ou água com gás.
  • Brodo com sal a gosto. É uma espécie de sopa de ossos de frango, peixe ou carne.

Se na hora das refeições sua alimentação for bem equilibrada, vale a pena praticar o Jejum Intermitente, principalmente se você quer usar a técnica para perder peso.

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