Treino HIIT: Queimando muita gordura

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HIIT se trata de uma sigla, que em inglês significa “High Intensity Interval Training”, ou, em bom português, “Treino Intervalado de Alta Intensidade”.

Na prática, o treino HIIT é aquele que intercala dois momentos: picos de alta intensidade com períodos de descanso.

Essas pausas, inclusive, podem ser tanto ativas (quando a pessoa ainda se movimenta), quanto passivas (quando param de se movimentar por completo).

O objetivo do treino HIIT é bem claro: queimar o maior número possível de calorias, durante e nas 24 horas após o seu término.

E, esse é um motivo que vem fazendo ele ser um sucesso nas academias, principalmente pelo fato de ser uma modalidade que pode ser feita unida a qualquer outra atividade física, como natação, ciclismo, corrida, entre outras.

 

Pequena História

Mas, para quem pensa que o treino HIIT é uma modalidade de exercícios relativamente recente, engana-se.

Na verdade, ele foi inspirado numa modalidade chamada de “Fartlek” ou “brincar de correr”, espécie de modalidade surgida na Suécia no longínquo ano de 1937, cujo intuito era melhorar o condicionamento de maratonistas profissionais.

 

Benefícios do treino HIIT

  • Risco mínimo de lesões e desgastes

    Para quem sofre com falta de tempo, o treino HIIT é uma modalidade que cai como uma luva, devido ao fato de serem treinos curtos, com poucos minutos de duração.

    Além disso, esse espaço menor de tempo para os treinos reduz o risco de ocorrerem lesões musculares e desgastes nas articulações.

 

  • Capacidade cardiovascular tem uma significativa melhora

    O treino HIIT que fortalece bastante o músculo mais importante do nosso organismo, que é o coração, e consequentemente, faz melhorar muito a capacidade cardiovascular do nosso corpo.

    Há estudos, inclusive, que comprovam que o treino HIIT diminui as chances de um derrame cerebral em 40% e de um infarto em 15%.

 

  • Mais calorias são queimadas

    O treino HIIT é uma excelente opção para quem deseja emagrecer.

    E, isso se dá devido a grande produção de energia durante esse treino, onde a perda de peso e de gordura é alta, mesmo que os exercícios de alta intensidade usem mais carboidratos do que gorduras.

 

  • Metabolismo acelerado por um período maior de tempo

    De acordo com um estudo publicado na revista científica American Journal of Sports and Medicine, nas primeiras 24 horas após esse tipo de treino, a pessoa consegue queimar calorias 10% a mais do que outra que não passou por esse mesmo treino.

    Por que isso acontece? Simples: com esse tipo de exercício, o organismo consome mais oxigênio.

    Como consequência, o metabolismo acelera, e mais calorias precisam ser gastas para a manutenção normal do organismo.

 

  • Fortalecimento dos ossos

    Já foi comprovado cientificamente: o treino HIIT aumenta a densidade óssea na região da coluna, do quadril e das pernas em 40 semanas.

 

  • Redução do apetite

    Pesquisas recentes têm indicado algo ótimo: exercícios de alta intensidade agem muitos sobre os hormônios que regulam a nossa sensação de saciedade, como é o caso da grelina e do peptídeo YY.

    Os estudos ainda não são totalmente conclusivos em relação a essa questão, mas, já se sabe que, de fato, essa modalidade de exercícios reduz muito o apetite.

 

  • Auxilia na manutenção da massa muscular

    Novamente a ciência com mais algumas descobertas. Desta vez, relacionando exercícios de alta intensidade com o hormônio do crescimento, o GH.

    Lembrando que essa substância age para ganho de estatura nas crianças, e ganho de massa muscular e redução dos depósitos de gordura nos adultos.

    Tudo ainda não passa de hipóteses, mas, já é quase certo de que se alguém deseja ganhar massa muscular com mais facilidade, basta intercalar o treino HIIT com exercícios de musculação.

 

  • Maior flexibilidade

    Não tem muito como escapar: com o passar dos anos, e com o avanço da idade, os músculos encolhem e perdem muita flexibilidade.

    Porém, o treino HIIT ajuda a melhorar a mobilidade do corpo, além de fortalecer os músculos do quadril, das pernas e dos braços.

 

  • Melhores noites de sono

    Mais estudos comprovam que exercícios de alta intensidade ajudam as pessoas a adormecerem mais rápido e por mais tempo.

 

  • Controle do estresse

    Como qualquer tipo de exercício ajuda a baixar os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse, o HIIT é perfeito no combate a esse mal.

A personal trainer e apresentadora de TV Marianna Dib desenvolvel um método de emagrecimento com o treino HIIT diferente de todos os que encontramos atualmente no mercado.

Não é atoa que Marianna Dib é hoje um dos maiores nomes do fitness brasileiro.

Existem restrições ao HIIT?

Por mais que tenham benefícios claros, exercícios de alta intensidade são contraindicados para mulheres grávidas, ou quem tenha problemas de coluna, e sejam cardiopatas.

Não custa lembrar, por sinal, que quem tiver alguma espécie de problema cardíaco, precisa consultar um médico antes para que uma avaliação.

Seja feita no sentido de estabelecer quais os limites do organismo de cada um para a realização de exercícios.

 

Cuidados básicos

Antes de começar um treino HIIT, é sempre necessário um aquecimento de cinco a dez minutos.

Já, após o treino, é necessário um período de “desaquecimento”, o que pode ser, por exemplo, um alongamento ou outro exercício, só que de baixa intensidade.

É muito importante também uma hidratação pós-treino, como água ou isotônico.

 

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